segunda-feira, 12 de março de 2012

O Galo ardeu, nem a alemã gorda o salvou!

Já com algum atraso, ficam aqui algumas fotos do Julgamento e Morte do Galo do Entrudo.


É uma tradição recente aqui na Guarda. Na 2º feira de Carnaval é feito junto à o Julgamento do Galo, que é acusado de todo o mal que aconteceu durante o ano.


 O Galo, a caminho do Julgamento


Este ano o Galo não iria ser acusado apenas das coisas más que aconteceram na Guarda (são sempre as mesmas), mas sim de todo o país.




A caminho da Praça Velha

Companhia de animação de rua Kull D’Sac



A acusação iria ser feita pelo melhor representante de todos nós, o Zé Povinho. Afinal, fomos nós os mais prejudicados por todos os disparates que o Galo fez.

O Zé Povinho a dançar! Haja alegria, é preciso esquecer a crise.

Para defender o Galo, algumas das personagens que enriqueceram à custa dele. Umas vezes com a ajuda do Galo, outras vezes aproveitando-se da sua ignorância. Conhecem o Duarte Lima-te ou o Ismaltino Orais?

 
O advogado Duarte Lima-te

Já se está a ver o que aconteceu...arranjaram uma juíza corrupta e o Galo foi absolvido...todo a gente ficou revoltada, tantos crimes cometidos e provados, mas depois o Galo safa-se no tribunal. É sempre a mesma coisa...

A Juiza corrupta.

Onde já vimos nós esta história?

O Galo é inocente, declara a Juíza.

Mas a reviravolta aconteceu. Já o Galo estava a caminho de Paris, quando vindo da aldeia do Jarmelo, surgiu de surpresa D. Pedro, o Justiceiro. A Juíza corrupta e os seu amigos fugiram com medo e o Galo não escapou à fogueira.

D. Pedro veio fazer justiça.

A Juíza fugiu com o rabinho entre as pernas!

Mas mesmo ao pior criminoso, deve-se conceder um ultimo desejo na hora da pena capital. E que desejo, ainda hoje tenho tenho pesadelos com alemãs gordas...O Galo quis ver pela ultima vez a sua grande amiga, que tanto o ajudou a tramar o Zé Povinho. E viu-a muito bem, como infelizmente todos nós. Que visão horrível!



Pior que um filme de terror!

É esta senhora que manda em nós..


Não se percebe como foi o Galo perder-se de amores por esta coisa.

Mas o destino estava traçado. A fogueira foi acesa, em poucos minutos o Galo virou cinza e a noite fria de Fevereiro ficou um pouco mais quente.

Já não escapa.


Já está todo a arder!

Que bela fogueira.

Já foste!

Mas cuidado, continuam muitos Galos à solta por aí. É preciso manter o Zé Povinho unido e alerta para os levar todos à fogueira. Não podemos ser mansos, nem com o próprio marido.

Quem não é funcionário publico, já sabe. Para o ano o Carnaval é na Guarda. Diz-se pela cidade que o Galo vai ser substituído por outro animal que salta, tem grandes orelhas e um pelo macio! Por isso se é funcionário público vai também querer meter uns dias de férias e vir cá à Guarda deitar fogo ao bicho.

Mais fotos com melhor qualidade aqui.

4 comentários: